Segundo pesquisa realizada em Harvard (EUA), quem consome seis xícaras de café ou mais por dia, tem 20% de chances de evitar a doença.

Image by © Sora/Corbis

Image by © Sora/Corbis


Para quem gosta de tomar bastante café, aí está mais uma ótima notícia. Segundo pesquisa comandada por Lorelei Mucci, ( professora de epidemiologia na faculdade de saúde pública de Harvard ) e sua equipe, quanto mais café ingerido pelo homem melhor para reduzir as chances de desenvolvimento de câncer.

Quem toma 6 xícaras de café por dia ou mais, apresenta uma redução de 60% no risco desenvolver um tipo extremamente letal de câncer de próstata.

Também uma redução de 20% no risco de desenvolver qualquer tipo de câncer de próstata, comparado com homens que não bebem café todos os dias.

Claro que as 6 xícaras de café por dia, não é uma regra. Aqueles que tomam um pouco menos, em torno de 3 xícaras, também conseguem ter uma redução no risco do câncer de próstata.

Lorelei Mucci é a professora de Harvard, principal autora do trabalho e de um dos maiores estudos feitos até hoje que examinam a capacidade do café, reduzir o risco de câncer de próstata letal.

Para aqueles que não gostam da cafeína, existe também a opção do café descafeinado, que segundo a pesquisa, também teve resultados positivos na redução do câncer de próstata. Graças as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do café.

Image by © Corbis

Image by © Corbis

Nos Estados Unidos, onde essa pesquisa foi realizada, estimativas apontam que:
1 a cada 6 homens, tem ou terá câncer de próstata ao longo da vida nos EUA.

Ao longo dos estudos foram acompanhados 47911 homens, que forneceram aos pesquisadores, informações sobre seus hábitos e seu consumo de café entre 1996 e 2008.

Ao longo da pesquisa, 5035 homens desenvolveram o câncer de próstata e 642 casos letais ocorreram ao longo de 12 anos.

O câncer de próstata é uma grande preocupação para a população, principalmente para os homens, já que segundo o Instituto Nacional de câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo.

Segundo os pesquisadores, o café tem compostos antioxidantes que ajudam a reduzir inflamação e regulam a insulina, fator esse que pode ser um gatilho para o câncer de próstata.

Sem falar nos inúmeros benefícios que o café traz para a saúde, reduzindo o risco de diversas outras doenças.

Gostou da ideia? Então compartilhe!

[ Lorelei Mucci ]
[ Jornal do Brasil ]

(Visited 31 times, 1 visits today)