Quase todas as celebrações religiosas possuem seus símbolos representativos, confira abaixo os ícones que representam a Páscoa.

A Páscoa é representada por vários símbolos:

  • Os ramos de Palmeira
  • O Cordeiro
  • O peixe
  • O Coelho
  • O Círio Pascal
  • Ovos

Ramos de Palmeira

Honolulu, Oahu, Hawaii, USA --- Beautiful palm tree detail seen from below;Honolulu oahu hawaii united states of america --- Image by © Brandon Tabiolo/Design Pics/Corbis

Image by © Corbis

Os Ramos de Palmeira simbolizam a entrada de Jesus em Jerusalém, dando início a semana santa (iniciada no Domingo de Ramos), as pessoas cobriam as estradas com as folhas, comemorando sua chegada.


Cordeiro

Two lambs in field --- Image by © Herbert Spichtinger/Image Source/Corbis

Image by © Corbis

O Cordeiro simboliza a aliança que Deus fez com o povo Judeu, no Antigo Testamento, naquela época, a Páscoa era celebrada com sacrifício de um Cordeiro.

Para o povo Cristão Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


Peixe

Essen, Rhineland, Germany --- Three fish in dish --- Image by © Sarah Johanna Eick/Corbis

Image by © Corbis

O peixe representa o símbolo de vida e fé das pessoas em Jesus Cristo. Como alguns apóstolos de Cristo eram Pescadores, os primeiros cristãos incluíram o peixe entre o símbolo de suas crenças.

Antigamente como sinal de esperança e fé em Jesus Cristo, costumavam presentear uns aos outros com pães e peixes.

É um item também lembrado devido ao período de quaresma, (40 dias que antecedem a Semana Santa). Os cristãos praticavam o jejum para lembrar os 40 dias de Penitência que Jesus passou no deserto e o sofrimento que sofreu na cruz do Calvário.

Para lembrar ao episódio da crucificação de Jesus, o povo Cristão adotou o peixe como o principal alimento na sexta feira da Paixão.


Coelho de Páscoa

bunny, easter eggs in grass --- Image by © Henglein and Steets/cultura/Corbis

Image by © Corbis

O coelho da páscoa se tornou um dos principais símbolos de festividade, referência em comemorações feitas pelos povos antigos, pois acreditavam que o coelho era um símbolo de fertilidade e ressurgimento da vida.

O coelho por ser um animal que reproduz em grandes ninhadas, a sua relação com a Páscoa, foi definida historicamente para os povos antigos, como símbolo e esperança de renovação da vida. No contexto em geral para os cristãos, o coelho seria uma das melhores apresentações da Ressurreição de Jesus Cristo.

No Brasil os coelhos começaram a representar como símbolo de Páscoa, somente no final do século XVII, quando foram trazidos pelos imigrantes alemães. Já com o passar do tempo, o coelho de chocolate também entrou para as tradições a Páscoa.


Círio Pascal

Foto Reprodução: Velas Santuario

Foto Reprodução: Velas Santuario

O Círio Pascal é uma vela decorada com letras gregas Alfa e Ômega, simbolizando o início e o fim.

É uma grande vela, acesa no sábado de Aleluia,  tem por representação a ressurreição de Cristo.


Ovo de Páscoa

Simbolo da Pascoa – Ovo de Chocolate

O ovo é um símbolo que representa o nascimento e à vida.  Presentear as pessoas com o ovo era um costume antigo do Povo Mediterrâneo, no período de festividade, comemoração do início da primavera e a época de plantio.

Os povos cozinhavam os ovos, pintavam e presenteavam uns aos outros,  para representar a fertilidade e a vida.

Em algumas tradições, esse costume ainda permanece, embora a grande maioria adotou o Ovo de Chocolate,  para presentear uns aos outros, no domingo de Páscoa.


 

(Visited 71 times, 1 visits today)