Listamos aqui os 11 benefícios que o café pode proporcionar à aqueles que o apreciam.

Que um café quentinho feito na hora com aquele cheirinho delicioso no ar é bom, ninguém pode negar, mas o que muitos não sabem é que além disso o café possui inúmeros benefícios para a saúde.
Benefícios estes que podem ser associados desde as sensações de felicidade, beleza, saúde mental,  tratamento, prevenção  e retardamento de várias doenças comuns em nosso dia a dia.

Vamos comentar abaixo apenas 11 benefícios do café, lembrando que existe muito mais benefícios do que malefícios.

Vamos então para a nossa lista de benefícios de um uso constante de café em nosso dia a dia.

  1. Reduz a perda de memória a longo prazo
  2. Reduz o risco de câncer de próstata
  3. Reduz a chance de desenvolvimento de Alzheimer
  4. Reduz o risco de câncer de colo
  5. Reduz os sintomas de depressão
  6. Reduz o risco de câncer de fígado
  7. Ajuda e combate o diabetes tipo 2
  8. Rico em antioxidantes que combatem as rugas e marcas de expressão
  9. Aumenta o tempo de vida do ser humano
  10. Neutraliza o aparecimento de AVC
  11. Reúne os amigos para um bom bate papo

Estes itens acima são constantemente testados por estudiosos e pesquisadores, que todos os dias estão em busca de uma nova descoberta para os benefícios do café na nossa alimentação.

Café x Alzheimer

Você sabia que quem toma café frequentemente tem 20% menos chance de desenvolver Alzheimer

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de informação científica sobre o café as chances de desenvolver a doença cai em torno de 20% nas pessoas que ingere a bebida frequentemente entre duas a cinco xícaras por dia.

A doença de Alzheimer é classificada como um transtorno neurodegenerativo. Não existe cura para o Alzheimer, é uma forma comum de demência e pode levar até a morte.

Geralmente o paciente piora gradativamente, mostrando problemas de percepção de espaço, linguagem e emocionais conforme o quadro da doença avança.

Sintomas do Alzheimer?

Embora existam diversos sintomas em comum, os primeiros sintomas são geralmente confundidos com sinais relacionados com a idade ou manifestação de stress.

A doença de Alzheimer se manifesta de forma diferente em cada pessoa no início, atingindo uma pessoa a cada 20 com idade superior a 65 anos de idade.

Estudos apontam que uma dieta saudável contendo peixes frutas frescas vegetais azeite de oliva e vinho tinto são grandes responsáveis pela redução do risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer.

Foi observado que os compostos chamados polifenóis são responsáveis por esse efeito redutivo.

E os polifenóis são encontrados em grande quantidade no café e no vinho.

A cafeína é uma outra substância que ajuda na prevenção das placas amilóides, característica do Alzheimer.

Cafeína e Polifenóis

A cafeína e os polifenóis reduzem a inflamação e diminui a deterioração das células do cérebro especialmente aquelas relacionadas com a perda de memória característica primária da doença de Alzheimer.

Os polifenóis podem modificar as enzimas chaves que ajudam a melhorar a sinalização intracelular (sistema que facilita a comunicação das células), melhorando o processo de reparação tecidual e imunidade de diversas doenças.

E ai, gostou desta publicação? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Referência: [ Saúde Dicas ] – [ ZH Bem Estar ]

Confira também 7 diferentes formas de tomar o café com leite

Que os benefícios do café são muitos, todo mundo já sabe, mas você sabia que existe várias formas de servir o café com leite?

Já vimos neste link 7 tipos diferentes de café puro. Agora vamos ver 7 formas de tomar o café com leite, confira.

  1. Café com Leite
  2. Mocha
  3. Cappuccino
  4. Cappuccino Italiano
  5. Média ou Café Cortado
  6. Pingado
  7. Macchiato

Vamos começar falando sobre o mais procurado, que é o Cappuccino

Geralmente servido em uma xícara de 150 a 180 ml, apresentando 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. Sua espuma é densa e cremosa, servido a uma temperatura de 60º. No Brasil temos o costume de acrescentar canela ou chocolate.

Em segundo lugar vem o Café com Leite

Geralmente servido de 150 a 180 ml, com 50% de café filtrado ou expresso e 50% de leite fervido ou aquecido. Podendo ser apresentado também com leite vaporizado e uma fina camada de espuma.

Em terceiro vem o Mocha

Com uma calda de chocolate em baixo, leite vaporizado, espuma de leite e expresso, pode ser servida trifásica ou mistura de café com calda de chocolate, com a crema do leite por cima. Este também é conhecido como Mocaccino.

O quarto é o Macchiato

É um expresso manchado, servido em uma xícara de expresso, com crema de leite. No Brasil é conhecido como café com espuminha. No macchiato a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do café expresso.

Na quinta posição dos mais procurados está o Pingado

O pingado é bastante comum em botecos, lanchonetes e padarias do Brasil, consiste em um copo americano com leite quente ou fervido que recebe uma pequena quantidade de café, geralmente servido em 100 ml de café com leite.

O sexto Cappuccino Italiano

O Cappuccino Italiano consiste em 1/3 expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite em uma xícara de 150 a 180 ml.

E por último, apresentamos o Café Cortado ou Média

Servido em uma xícara de 150 a 180 ml, é um expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma.

Confira também esta postagem referente aos benefícios do café para a memória.

[Fonte: Mexido de idéias]

(Visited 104 times, 1 visits today)